DOE
A Fundação do Câncer foi criada em 1991 pelo Dr. Marcos Moraes, um dos mais importantes oncologistas do país, para apoiar as ações do INCA e do Ministério da Saúde em prol do controle do câncer. A instituição não tem fins lucrativos e há quase 30 anos trabalha na captação de recursos, gestão e desenvolvimento de projetos em diversas áreas.
O Programa de Oncobiologia, que tem 56 grupos de pesquisa e realiza anualmente o Simpósio de Oncobiologia. Para apoiar estas e outras ações, projetos e programas da Fundação do Câncer, pessoas físicas e jurídicas podem realizar doações e fazer parte da missão de “atuar no controle do câncer”.
PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUACÃO DA FUNDAÇÃO DO CÂNCER
-
ASSISTÊNCIA
Por meio de parcerias e da captação de recursos, a Fundação tem apoiado, desde sua criação, as atividades de assistência oncológica no INCA. Além disso, realiza consultorias para a elaboração de planos de atenção oncológica para estados e municípios
-
EDUCAÇÃO
A formação/qualificação de profissionais para atuação na área de oncologia/radioterapia promove grande impacto na vida dos pacientes. A Fundação capacitou cerca de 1,5 mil profissionais.
-
PESQUISA
Investir em investigação científica é uma das maneiras de promover a inovação para controle do câncer. Seja na pesquisa básica ou em estudos aplicados, essa é uma das prioridades da instituição.
-
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
A Fundação também apoia atividades de gestão, tecnologia da informação e logística no contexto da atenção oncológica.
-
MOBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO
Cerca de 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados com a adoção de hábitos mais saudáveis. Por isso, promover a mobilização da sociedade para apoiar ações de educação, pesquisa e prevenção, entre outras é parte fundamental do nosso trabalho.