RENATO SAMPAIO CARVALHO
Cv lattes: http://lattes.cnpq.br/3950203943318257
e-mail: rscarvalho@pharma.ufrj.br
Faculdade de Farmácia – UFRJ
Projeto
AVALIAÇÃO DO PAPEL DE GALECTINA-3 NO REPARO AO DANO DE DNA MEDIADO POR POLI-ADP-RIBOSILAÇÃO: INVESTIGAÇÃO DE FATORES DE SENSIBILIDADE AO TRATAMENTO COM INIBIDOR FARMACOLÓGICO DE PARP1
Resumo de divulgação científica
Galectina-3 (GAL3) é uma proteína cuja função classicamente reconhecida é a ligação a carboidratos. Entretanto dados da literatura sugerem a efetiva participação de GAL3 em processos relacionados ao desenvolvimento e progressão de tumores, uma vez que, sua ausência em células de câncer de mama leva a reversão de características associadas à agressividade tumoral. Dados do nosso grupo identificaram a participação de GAL3 no processo de reparo ao dano de DNA (RDD), sendo que a diminuição de seus níveis em células tumorais levou a um retardo no reconhecimento dos sítios de dano e recrutamento de proteínas de reparo. Em ensaios conduzidos para identificação da rede de interações proteicas de GAL3 nós identificamos, dentre outros parceiros de interação de GAL3, a proteína PARP1.
Esta proteína promove modificações pós-tradução em proteínas envolvidas em diferentes processos celulares como transcrição gênica, a morte celular e RDD, sendo especialmente importante nas etapas de reconhecimento dos sítios de dano no DNA. O objetivo dessa proposta é avaliar a influência de GAL3 nas etapas iniciais do RDD dependentes da atividade de PARP1 em linhagens celulares tumorais de mama.
Equipe
Eliana Abreu Santos – Pós Graduação
Fabio Dias Ferreira – Técnico
Hugo de Jesus Caramalho – Graduação